Como Estrelas na Terra

Por Leivison Silva

Como Estrelas na Terra (165’), Índia (2007), é um drama produzido e dirigido pelo premiado ator e diretor indiano Aamir Khan, que também atua no filme. Temos aqui um belo e peculiar exemplar da frutífera e vistosa produção cinematográfica de Bollywood, a grande indústria do cinema indiano.

Como Estrelas na Terra conta a história do garoto Ishaan Awasthi (Darsheel Safary). Ao contrário de seu irmão mais velho, Yohaan (Sachet Engineer), que tira notas altas e tem um ótimo desempenho nos esportes, Ishaan apresenta muitas dificuldades na escola. Um dia, os pais de Ishaan, Maya (Tisca Chopra) e Nandkishore (Vipin Sharma), são chamados para uma reunião no colégio onde os filhos estudam. Os professores são unânimes em dizer aos pais de Ishaan que o garoto não apresentou nenhum avanço de aprendizagem ou de convívio ao longo do último ano letivo. Nandkishore, pai de Ishaan, decide então matricular o filho num rígido colégio interno.

Nos primeiros meses na nova escola, Ishaan sofre bastante, tanto pela falta que sente da família quanto por causa das severas punições que os professores lhe aplicam. É nesse momento que ele conhece Nikumbh (Aamir Khan), o novo professor de artes que irá mudar sua vida e revolucionar o conservador colégio como um todo. Nikumbh trabalha numa escola para crianças com necessidades educacionais especiais. Com seu olhar humanizado, é ele quem percebe que Ishaan tem dislexia. Nikumbh então se aproxima de Ishaan e o ajuda a superar suas dificuldades, usando para isso a literatura, a escrita e, principalmente, a compreensão e a amizade de um verdadeiro mestre.

Como Estrelas na Terra é um belíssimo filme que trata, com sensibilidade e poesia, a questão da dislexia, ao mesmo tempo em que mostra a difícil realidade enfrentada pelas crianças disléxicas e suas famílias, bem como a falta de preparo das instituições de ensino para lidar com essa problemática. E mais que isso! Como Estrelas na Terra é um filme que trata da valorização e do respeito pelas diferenças.

A narrativa é bastante feliz ao nos dar a dimensão do papel que um educador pode desempenhar na vida de uma criança. Como estudante de Licenciatura em Artes Cênicas, entendo que ser educador é uma missão. Temos em nossas mãos o poder de transformar vidas para melhor, que é quando, ao invés de focarmos no problema, dando murro em ponta de faca, focamos no potencial de cada aluno, naquilo que o torna único e especial.

Para finalizar, vale comentar que, a despeito da seriedade do tema abordado na narrativa, Como Estrelas na Terra é um filme solar. As animações multicoloridas e a cativante trilha sonora dão leveza ao filme, sem dispersar o espectador da mensagem principal que ele quer passar. Muito pelo contrário. Por não serem simplesmente enxertadas, as músicas e animações ajudam a contar a história.

Em suma, caros leitores, Como Estrelas na Terra é um filme imperdível e indispensável para todos aqueles que se interessam pelo que há de mais humano em nós.

Clique aqui para conhecer os textos teatrais de Antônio Roberto Gerin, dramaturgo da Cia de Teatro Assisto Porque Gosto.

Autor: Leivison Silva

Ator da Cia de Teatro Assisto Porque Gosto. Cantor lírico formado no Curso Básico de Canto Erudito da Escola de Música de Brasília, com realização de trabalhos no teatro, no cinema e na música. Iniciado na arte da palhaçaria – seu palhaço chama-se Josephyno.

Deixe um comentário