O Casamento do Marido

Por Leivison Silva

O Casamento do Marido é um esquete teatral escrito em 2018 pelo dramaturgo e diretor paranaense Antônio Roberto Gerin. Juntamente com “A Mulher do Marido” e “O Ciúme da Ciumenta”, O Casamento do Marido compõe a trinca do espetáculo teatral “Até que o Amor nos Separe”.

O esquete conta a história de Poderosina, mulher prática e determinada, que não mede esforços para conseguir o que quer, utilizando-se até mesmo de meios escusos para conquistar a sua grande paixão, o jovem Crueldino. Ele, embora seja um homem bastante culto, tem a vontade fraca, e se deixou, no passado, cooptar por Poderosina. Sabendo que vive uma relação unilateral, Poderosina se refugia na estratégia de comemorar datas especiais para tentar manter viva a chama do casamento. No entanto, Crueldino foi, aos poucos, tomando consciência do quão ele estava à mercê dos caprichos da mulher, e resolve fazer um movimento de retomada de sua vida, de sua liberdade. Ao longo do esquete, Crueldino expressa sua insatisfação com o casamento através das grosserias que dirige a Poderosina. Sob a ameaça iminente de ter o casamento desfeito, Poderosina traz revelações inesperadas, o que impossibilita a realização do desejo de separação de Crueldino. Até o próximo embate, o casamento permanecerá a salvo.

Em O Casamento do Marido, Gerin trata com galhardia e perspicácia da temática do casamento, mostrando brilhantemente com sua dramaturgia como muitas vezes nos deixamos enredar por situações e relacionamentos tóxicos, seja por carência ou por comodismo, e que, quando acordamos para isso, já estamos de tal maneira imersos nessa situação, que sair dela torna-se uma verdadeira odisseia. No recorte apresentado no esquete, Crueldino diminui a esposa, sem saber que está diminuindo a si mesmo, já que, em algum momento e de alguma forma, Poderosina foi a sua escolha. Por outro lado, O Casamento do Marido mostra a dificuldade de Poderosina de deixar ir, dificuldade esta tão comum, que é quando sentimos que uma pessoa já não nos diz mais nada ao coração, mas que insistimos em mantê-la ao nosso lado, como a um fantasma.

O Casamento do Marido é uma obra teatral de pequena extensão física, mas de grande alcance humano e existencial, que vale muito a pena ser lida, encenada e assistida.

Clique aqui para conhecer os textos teatrais de Antônio Roberto Gerin.

 O Casamento do Marido fez parte do espetáculo Até que o Amor nos Separe, que estreou dia 8 de fevereiro de 2019, no Teatro Goldoni.

Autor: Leivison Silva

Ator da Cia de Teatro Assisto Porque Gosto. Cantor lírico formado no Curso Básico de Canto Erudito da Escola de Música de Brasília, com realização de trabalhos no teatro, no cinema e na música. Iniciado na arte da palhaçaria – seu palhaço chama-se Josephyno.

Deixe um comentário