O Misantropo

Por Alex Ribeiro

O Misantropo é uma peça de Molière, encenada pela primeira vez em 1666, na França. O dramaturgo, que também era ator, interpretou a personagem principal, Alceste. É uma das peças que sucede o famoso Tartufo, texto este que teve grande repercussão negativa dentro da Corte francesa, por abordar como temática central a hipocrisia, construindo uma crítica aos costumes franceses da época. Pela reatividade da Corte ao Tartufo, Molière tenta suavizar sua crítica à hipocrisia em O Misantropo, mas isso não é suficiente para que o texto seja melhor recebido. Esta preocupação em dosar a exposição do comportamento hipócrita da Corte é muito perceptível no texto. De certa forma, parece-nos que o próprio Molière está ali se revelando numa de suas facetas, no seu Alceste, para combater aqueles que haviam reagido ao Tartufo. Alceste então configura-se como o anti-tartufo, mesmo que a dramaturgia construída leve o espectador a entrar em contato com a mesma temática, a hipocrisia.

Alceste é um nobre francês que condena a hipocrisia dos bons costumes e, de maneira rude e grosseira, vive em conflito com os que o cercam, condenando suas ações insinceras e palavras contraditórias. Assim faz com seu amigo Philinte, e com a dama pela qual se vê apaixonado, Célimène. O primeiro, por se portar como um homem agradável que não quer causar indisposições a ninguém, mesmo que para isso ele precise recorrer à mentira e à omissão. A segunda, pela quantidade de pretendentes que ela mantém em torno de si, sem dizer a nenhum deles qual o seu verdadeiro sentimento e por qual daqueles homens ela estaria disposta a deixar sua viuvez.

Alceste percorre a peça se digladiando com todas as personagens e, ao mesmo tempo, padecendo de feroz paixão por Célimène. Há poucas mudanças e revelações sobre ele, conforme avançam as cenas. Porém, o que se revela é o quanto é justificada a reação exagerada que a personagem tem em relação à sociedade, levando Alceste a concluir que melhor seria não fazer parte dela.

Em tempos de fake news, como este em que vivemos hoje, Molière se mostra cada vez mais atemporal, e sua dramaturgia cada dia mais se eterniza como clássico do teatro. A mentira, a falsidade, a hipocrisia sempre foram ferramentas usadas para se alcançar o poder, mas atualmente chegamos a tal ponto que ficamos estarrecidos com o que enxergamos nas condutas daqueles que nos governam. De certa forma, aqueles que veem os absurdos cotidianos a que estamos sendo obrigados a nos submeter, acabam por se tornarem Alcestes que denunciam um país que vai se desmantelando. E, aos olhos da Corte, são eles, os que denunciam, pessoas inconvenientes e exageradas. É isso, Molière? A luta contra a hipocrisia é uma luta eterna? Que nos esbaldemos, então, nos clássicos, antes que eles sejam arrancados de nós.

Clique aqui para conhecer os textos teatrais de Antônio Roberto Gerin, dramaturgo da Cia de Teatro Assisto Porque Gosto.

Autor: Alex Ribeiro

Ator da Cia de Teatro Assisto Porque Gosto, psicólogo, poeta.

Deixe um comentário